serie documentario idosos velhice outros tempos velhos

Outros Tempos – Velhos: Série documental

“Outros Tempos – Velhos” é uma série documental brasileira sobre como é envelhecer no Brasil e tem 8 episódios. A estreia é na próxima terça-feira, dia 04 de Julho, as 22h, no canal MAX.

Outros Tempos – Velhos, uma visão sensível sobre a velhice

Em um documentário direto sobre como é envelhecer no Brasil, Outros Tempos – Velhos surpreende. A forma como o assunto é abordado é muito novo: a cada episódio, 2 personagens que contrastam entre si. Uma personalidade conhecida ou famosa no Brasil versus uma pessoa comum e anônima.

Logo no primeiro episódio já fica claro o quão interessante é ter esse contraponto. São diversos e muitas vezes opostos os anseios, as dificuldades e as belezas da velhice para cada personagem. Com um tom nostálgico, eles relembram o passado e os sonhos que hora realizaram, hora deixaram para trás. Quanto ao presente, falam sobre o cansaço e a angústia do corpo não acompanhar mais a capacidade da mente.

serie documentario max velhice outros tempos velhos

As discussões de Outros Tempos – Velhos

São discussões interessantes sobre carreira X família, companhia X solidão e passado X futuro. Alguns momentos tristes, outros difíceis de engolir e imaginar… Mas a série está muito bonita e muito interessante. Talvez meu único problema com a série seja a edição. A montagem força conclusões em alguns momentos – como se quisesse concordar com a opinião de um personagem e vangloriá-la mais do que a do outro. Esse é sempre o grande desafio de um documentarista quando tenta não escolher lados. No primeiro episódio fica clara a opinião (e até o julgamento) de que a forma como uma das pessoas ali vê a vida é mais “certa” ou trouxe mais benefícios do que a da outra, mesmo que ambas pareçam felizes e realizadas.

De resto e no geral, Outros Tempos – Velhos emociona e causa reflexão, além de nos lembrar que é importante falar e pensar sobre a velhice.

Autor

Paulistana, 25. Formada em Cinema pela FAAP e em Roteiro para Séries de TV e Filmes pela Vancouver Film School. Escritora, Produtora e Tradutora Audiovisual, especializada em binge-watching series since before it was cool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *