Festival Anima Mundi 2017

A edição de 2017 marca o 25º aniversário do Festival Anima Mundi. Além de um grande festival de curtas e longa-metragens de animação, edição desse ano traz muitas outras atividades. A programação do festival que já está acontecendo e vai de 26 a 30 de Julho está muito interessante.

Anima Mundi para animadores

Entre outras atrações, o Anima Mundi traz muitas opções para quem vive de animação. Entre elas, se destaca o Anima Forum 2017: um local de debates e palestras sobre produção audiovisual, com discussões importantes sobre financiamento de obras de animação, animações de sucesso como a abertura da série Game of Thrones e dicas para conseguir a tão querida trajetória de tirar os projetos do papel e conseguir exibí-los.

Ainda terão à disposição os Anima Coaching: consultores especializados, dispostos a ler seus projetos e te ajudar a melhorá-los. O projeto que mais se destacar ainda pode ganhar o Prêmio Super Coaching do festival. Ainda para os profissionais e amantes da área, existirá uma mesa discutindo também o mundo dos jogos e o quanto jogos e animações conversam em termos de criatividade e criação.

anima mundi festival 2017

Anima Mundi para o grande público

Mas o festival não é só focado para quem trabalha com isso. Se você gosta de animação e quer saber o que há de novo pelo mundo, não perca a programação de exibições do Anima Mundi. Na cabine do festival foram mostrados curta-metragens de animação de todo tipo: antigas propagandas do governo, histórias de ficção em stop motion, animação 2D (desenhada à mão) e animação 3D (digital), animações brasileiras e estrangeiras, e produções atuais e já mais datadas. Tem para todos os gostos.

Dos filmes vistos, os destaques ficam para os curta-metragens Father and Daughter, da Holanda; o novo clipe da banda Gorillaz e o diferentíssimo Vaysha l’Aveugle, do Canadá; A Pesar de Todo, do Uruguay; e o ótimo filme de zumbis “reinseridos” na humanidade Less Than Human, da Dinamarca. Infelizmente não assistimos a animações atuais brasileiras – mas existe uma sessão enorme só de filmes nacionais. Sem contar na Mostra Competitiva que premiará a melhor animação brasileira do Anima Mundi 2017.

Durante o ano todo, o Anima Mundi ainda oferece diversos cursos para quem ama essa arte, como criação de personagens de stop motion, desenho, workshop de caricaturas e muito mais. Não percam esses últimas dias de Festival!

Marina

Sobre o autor

Paulistana, 25. Formada em Cinema pela FAAP e em Roteiro para Séries de TV e Filmes pela Vancouver Film School. Escritora, Produtora e Tradutora Audiovisual, especializada em binge-watching series since before it was cool.

Veja outros artigos de Marina