Conheça Shingeki no Kyojin.

Shingeki no Kyojin, ou Attack on Titan como ficou mais conhecido no ocidente, é um mangá de Hajime Isayama em publicação desde 2009 pela revista Bessatsu Shonen Magazine da editora Kodansha. Na TV a obra foi adaptada pelo estúdio Production I.G. em 2013 com 25 episódios. Posteriormente ganhou dois filmes em animação, e mais duas adaptações (terríveis) em live action. A série ainda possui diversos spin-offs em mangá e light novel que expandem os conceitos desse mundo.

A História de Shingeki no Kyojin

Shingeki No Kyojin se passa em um mundo com cidades parecidas com as europeias, entre a era medieval e início da era industrial. Em um período onde a humanidade foi quase completamente extirpada da terra, e se encontra confinada em cidades que ficam atrás de 3 Muralhas (Maria, Rose e Sina), que ficam uma dentro da outra em camadas. Tudo isso por causa da grande ameaça à humanidade: Os Titans.

É dito que em um passado relativamente distante, eles surgiram aparentemente do nada, trazendo terror, morte e medo aos seres humanos. Os titans são, basicamente, monstros gigantes com aparência humanoide, que variam entre 3 e 15 metros, com exceções, como o Titan colossal de 60 metros de altura. Eles possuem inteligência limitada e podem exibir traços únicos como o citado colossal e um outro que podia criar uma couraça extremamente dura. A princípio, o único objetivo é matar seres humanos, para se alimentar. Mas, no desenrolar da trama, vemos que a existência e propósito deles é envolta em um grande mistério.

Os personagens

Nesse contexto, começamos a acompanhar a história de Eren Jäger, Mikasa Ackerman e Armin Arlet. Eles vivem em uma das cidades que fica à sombra da Muralha Maria, a mais externa e que separa a humanidade dos Titans. Mas, um dia, repentinamente, aparece um Titan Colossal que abre uma brecha na muralha, e se inicia um ataque à cidade.

Nesse ataque grandes tragédias ocorrem e as três crianças são obrigadas a fugir e juram que irão entrar para o exército, afim de proteger os cidadãos de novos ataques. Assim, eles entram para a tropa de exploração, que combatem diretamente os Titans, utilizando um equipamento de movimentação especialmente desenvolvido, para dar a mobilidade necessária para chegarem chegar ao ponto fraco dos Titans, uma pequena porção na nuca deles. A segunda temporada continua exatamente de onde parou a primeira leva de acontecimentos. Eren controlando cada vez mais seus poderes e derrotando a titã fêmea, um grupo de titãs invadem e se aproximam da Muralha Rose.

Nesse ponto que Mike Zacharias – conhecido por sua habilidade técnica e estando abaixo apenas de Levi – se responsabiliza pela equipe e tentará neutralizar o grupo de titãs. Porém, de forma surpresa, um titã anômalo e similar a um gorila aparece e dialoga com Mike, que fica perplexo e entra num estado de choque.

Mangá vs Anime

No mangá, os traços são bem simples e até meio arcaico e confuso. Já o anime é muito bem feito e com sequências fantásticas de ação. Porém um aviso, o anime é visualmente impactante e violento em certos momentos. Os personagens secundários são importantíssimos para o andamento da trama, e tem características marcantes e distintas, destaque para Levi, capitão do esquadrão que rouba a cena com sua personalidade intrigante.

É patente em diversas obras que tratam de um mundo que é vítima de alguma tragédia ou ameaça global que a única forma da humanidade sobreviver é através da organização e unidade, como fica claro em diversos momentos desse anime onde não parece haver saída. Porém, com a atitude correta e coordenada, os personagens conseguem sair sem nenhuma ou com mínimos prejuízos.

jhony

Sobre o autor

Hello, I'm the Doctor . Viciado em series, animes e games. que descobriu uma enorme paixão em escrever sobre o assunto. UM sonho que esta se realizando a cada dia .

Veja outros artigos de jhony