Quem é Cable? Conheça o mutante citado por Deadpool

Na cena pós-crédito de Deadpool, o mercenário faz uma revelação que fez muita gente ficar ansioso para a continuação da franquia. Essa revelação é a participação do personagem Cable, mas quem é Cable? O que faz? Como vive? Qual sua relação com o mercenário? Para responder a todas essas dúvidas, preparamos um dossiê, contendo tudo que você precisa saber sobre o personagem.

A origem

Criado por Rob Liefeld – mesmo autor de Deadpool – Nathan Christopher Charles Summers (Cable) teve sua aparição em Os Novos Mutantes #86 no início dos anos 90, mas só ganhou notoriedade na edição #87. Apesar de seu aspecto mais velho, Cable é filho de Scott Summers (Ciplope) com Madelyne Pryor (clone de Jean Grey). O motivo de ser mais velho que seus pais é um pouco complexo de se explicar, além de ser catastrófico.

Cable apresenta seu pai Ciclope para Hope (filha adotiva de Cable)

Cable apresenta seu pai Ciclope para Hope (filha adotiva de Cable)

Em uma época onde os X-men eram liderados por Magneto, e Ciclope era o líder de uma nova equipe, conhecida como X-Factor, o vilão Apocalipse infecta o filho de Scott com um vírus cibernético mortal. Sem esperanças para o garoto, uma viajante do futuro, conhecida como Askani, surge com a intenção de salvar Nathan e o leva consigo para a posteridade.

No futuro, Nathan Summers tem que aprender a controlar seus imensos poderes telepáticos e telecinéticos para retardar o avanço do tecnovírus em seu corpo. Porém, sempre que usa seus poderes, o vírus avança ainda mais. Cable chega ao ponto de controlar sua doença, mas tal esforço o impede de ser o dos mutante mais poderoso em todo o universo.

Poderes

Embora tenha um visual bastante intimidador, Cable não é somente força e excelentes habilidades no combate corpo a corpo. Por ser filho de uma clone de Jean Grey, ele herdou poderes telecinéticos e telepáticos, ou seja, ele pode controlar objetos, a mente das pessoas, se comunicar telepaticamente, explodir seus miolos com o poder da mente.

Legal explodir miolos de alguém que não morre

Legal treinar seu poder de explodir miolos em alguém que não morre

Como se isso não bastasse, o vírus tecnorgânico, consumiu seu braço esquerdo transformando-o em um braço de metal. Devido às suas capacidades mentais evoluídas, Cable aprendeu a controlar o vírus e seu braço se tornou um grande aliado, sendo utilizado por ele como escudo (como se ele não usasse a mente para criar escudos de energia). Seu olho esquerdo, também consumido pelo vírus, foi substituído por uma prótese que lhe deu uma visão de longo alcance em infravermelho.

Cable-ahvbTá achando pouco? Ainda tem mais! Cable também pode viajar no tempo, se teletransportar, controlar matéria com seus poderes psíquicos, regeneração acelerada telecineticamente, ele também recebeu o fator de cura do Deadpool ao se “unir” com o mercenário para que ambos não morressem. Mas o destaque de Cable está na sua capacidade de dominar qualquer arma de fogo, ele é capaz de analisar intuitivamente o armamento e executar tiros precisos, mesmo sendo a primeira vez que ele utilize a arma (como se ele precisasse de armas).

Inimigos

Logo ao nascer, a presença de Cable foi percebida por Apocalipse, que viu no garoto seu maior inimigo. Por essa razão Apocalipse o infectou com o tecnovírus que deveria matá-lo. Com tudo Askani o levou para o  futuro com a intenção de acabar com o vilão de uma vez por todas. Mas no meio do caminho a salvadora de Cable ordenou que criassem um clone de Nathan, sem o tecnovírus, para caso ele morresse o clone seria criado como o novo salvador.

Os planos de Askani são interrompidos e a tropa de Apocalipse invade o local para matar o jovem Cable. Apocalipse, ao se deparar com o clone, o sequestra e decide criá-lo, encorajando o garoto a crueldade e arrogância. Sem a fraqueza de Cable e sem saber que era um clone, Conflyto (Stryfe no original) se tornou um de seus maiores rivais.

Conflyto (Styrfe)

Conflyto (Stryfe)

Cable e Deadpool

A dupla totalmente estranha se forma de maneira inusitada. Deadpool, foi contratado por uma seita denominada “Igreja do Mundo Único”. O objetivo dessa seita é tornar as pessoas do mundo iguais, acabar com as diferenças étnicas, culturais e tantos outros dogmas impostos pela sociedade. Até ai um ato nobre, porém eles querem fazer isso espalhando um vírus, que irá deixar as pessoas azuis e irá “liberta-las”. Nessa missão, Deadpool tem que roubar o vírus de uma indústria farmacêutica e entregá-lo nas mãos do papai Smurf  Anton Krunch, o primeiro ministro da igreja do mundo único. Uma tarefa simples para um mercenário, a não ser por um detalhe: Cable estava atrás do mesmo vírus para usá-lo da mesma maneira que a igreja, mas de forma diferente (entende?).

Ramon

Basicamente isso.

Entre tantos conflitos e reviravoltas, ambos ficam a beira da morte. Cable perde o controle sobre o vírus tecnorgânico e Deadpool infectado pelo vírus fachada, começa a derreter literalmente. A única solução para isso, é ambos se unirem no corpo de Cable (oi?) para que ele receba o fator de cura de Deadpool, assim com seus poderes telecinéticos ele seria capaz de se livrar de ambos os vírus, salvar o mercenário e partir numa jornada para salvar a terra (que herói).

Bacon Side - Cable e Deadpool

Momento dramático

Essa parceria entre Cable e Deapool durou 4 anos, entre 2004 e 2008 e rendeu um total de 50 edições nos quadrinhos.

Paizão

xf-cableApós o fim da Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate disse a tão destruidora frase “Chega de mutantes”, o gene X foi praticamente extirpado da terra, após meses da extinção quase certa dos mutantes, nasce uma menina que poderia ser a salvação da espécie. Por se tratar de uma mutante importante, a garota chama atenção dos Purificadores (grupo cristão liderado por Willian Stryker, que quer exterminar os mutantes), Carrascos, Bishop, X-men e claro do Cable.

Professor Xavier, ao tomar conhecimento da garota, lança os X-men numa missão de resgate. Ao chegarem ao Alaska, percebem que já era muito tarde. Os grupos inimigos também estavam atrasados, mas como os purificadores tinham intenção de matar a garota, decidem chacinar todas as crianças da região. Claro que o salvador da criança é Cable, que a leva para o futuro para poder criá-la e fazer aflorar seus poderes mutantes.

esperabcacable2

Cable e Esperança

X-Force

Cable é um personagem que não habita uma única era, ele está sempre cumprindo missões no passado, presente e futuro. Entre indas e vindas, Cable aguarda até a ascensão de Míssil, que se tornara o líder dos Novos Mutantes. Para assim tomar a liderança da equipe para si e formar um novo grupo capaz de derrotar de uma vez por todas seu maior rival, o Apocalipse. Surgia assim a X-Force, uma equipe mais ofensiva e brutal que os X-Men, atitude que desagradava bastante o Professor Xavier. Após diversas missões e alguns lares destruídos a equipe acaba se dissipando, alguns membros voltaram para a mansão X, Cable seguiu sua vida em carreira solo e os demais também seguiram caminhos solitários.

Deu para perceber o quão durão Cable é, o que nos resta é ficar na torcida para que sua parceria com o mercenário nos cinemas, seja o mesmo sucesso que foi Deadpool.

Ramon

Sobre o autor

Além de ser um dos fundadores do Bacon Side. Tenho 28 anos, formado em Sistemas de Informação, motivo de chacota desde a segunda série, fã de quadrinhos, livros, séries, filmes e Bacon! Recentemente descobri uma aptidão para esse negócio de escrever em sites Geeks!

Veja outros artigos de Ramon