10 curiosidades sobre o Homem de Ferro

Hoje um dos personagens mais populares dos cinemas, Homem de Ferro, mas, será que você conhece as peculiaridades do Homem Lata? Fiz um apanhado com as curiosidades mais chamativas, confira.

01 – Jarvis significa “Just a rather very intelligent system” ou “Apenas um sistema muito inteligente”

J.A.R.V.I.S. é o nome do sistema de inteligência artificial de Tony Stark que o auxilia em suas tarefas diárias como super-herói. A sigla foi criada apenas para dar sentido ao nome que nada mais é do que uma homenagem a Edwin Jarvis, o ex-piloto da Força Aérea Real Canadense e mordomo dos Vingadores. Jarvis, muitas vezes atua como figura paterna para os novos membros dos Vingadores e, até mesmo, já teve um caso amoroso com a tia do homem aranha, May Parker.

02 – Uma versão feminina do Homem de Ferro

Mais uma versão alternativa. Na Terra 3490, Tony nasceu mulher, com o nome de Natasha Stark. E ela se casou com o Capitão América. A primeira aparição da personagem foi na revista Dark Reign: Fantastic Four #2, de junho de 2009. Notou a referência? Natasha é o primeiro nome de Natasha Romanova, a espiã da Marvel Viúva Negra, que nos quadrinhos teve um affair com Tony.

mulher de ferro

03 – O primeiro filme demorou mais de 20 anos para ficar pronto

O primeiro roteiro para um filme do Homem de Ferro foi desenvolvido em 1990. A Marvel não encontrou uma companhia para produzir o filme para eles. O roteiro passou por 4 produtoras, todas iniciaram trabalhos, mas sempre alegavam que o filme não teria o retorno esperado. Por fim, a Marvel decidiu produzir o filme em seus próprios estúdios, o que acabou sendo uma decisão brilhante e rendeu bilhões de dólares para a empresa. O filme foi o primeiro da Marvel Entertainment sem a participação de qualquer distribuidora. Quem está rindo agora?

04 – Home de Ferro tem mais de 50 anos de idade

A versão cinematográfica do Homem de Ferro pode ter apenas 6 anos de idade, mas você terá de multiplicar este número por 10 para descobrir a verdadeira idade do herói. Um Homem de Ferro rígido e com aparência de aço foi o primeiro visual do herói nos quadrinhos em 1963. Sua primeira aparição foi na HQ Tales of Suspense. As HQ’s do Homem de Ferro ganharam um gás, recentemente, com a crescente onda de fãs que surgiram graças ao filme e passaram a demonstrar interesse pelo super-herói bilionário.

05 – Nicolas Cage e Tom Cruise quase ganharam o papel

Nicolas Cage foi o favorito para interpretar o Homem de Ferro até 1998, mas produtores decidiram descartá-lo pois não sabiam se ele combinaria com o papel. Tom Cruise, aparentemente, recebeu o convite para o papel antes de Downey, mas rumores dizem que ele negou, pois leu o script e não achou que o filme fosse fazer sucesso. Vocês acham que Tom Cruise está batendo a cabeça na parede agora? O papel caiu nas mãos de Robert Downey Jr. e parece que a armadura foi feita sob medida para ele. Outra pequena informação: Downey é um dos atores mais velhos a interpretar um Super-herói no cinema, com 48 anos.

06 – Inspiração

HughesPortraitOct31947O playboy, aviador, engenheiro industrial e produtor de cinema Howard Hughes, que foi muito famoso na década de 30 e 40 foi a principal inspiração para Tony Stark. Nas palavras de Stan Lee: “Howard Hughes era um dos homens mais pitorescos do meu tempo. Ele era um inventor, um aventureiro, um multi-milionário, um galanteador e por fim era um maluco. Tony Stark era Howard Hughes.”

 

07 – Versão vilão do futuro

Arnold Stark é o primo de Tony Stark que apareceu pela primeira vez numa história de 1984. Ele vinha do futuro, precisamente do ano de 2020, havia comprado a empresa de seu primo falecido e diferentemente de Tony não possuía qualquer tipo de escrúpulo. Basicamente era a versão maligna do Homem de Ferro vinda de um futuro distante. Bom, ele já nem é mais uma realidade tão distante para nós agora. Arno voltou a aparecer nos quadrinhos da Marvel recentemente.

homem de ferro do futuro

08 – Tony Stark Alcoólatra 

Embora a Disney tenha amenizado o vício problemático de Tony com um ridículo stress pós traumático no terceiro filme, nos quadrinhos o Homem de Ferro ficou conhecido por ter sido talvez o primeiro super herói a lidar com o problema do álcool em suas histórias.

Na melhor história já feita do Homem de Ferro e um dos maiores clássicos dos quadrinhos, Demônio na Garrafa, Tony Stark enfrenta seu pior inimigo. Stark perde absolutamente tudo, amigos, dinheiro, dignidade e acaba literalmente no fundo do poço. Uma história excelente que mostra com uma boa dose de ironia que o pior inimigo de Stark é ele mesmo.

09 – Versão adolescente de Tony Stark

Esse outro fato curioso merece mesmo o esquecimento. Nos anos 90, a Marvel teve a terrível ideia de matar Tony Stark e substituí-lo por uma versão adolescente de uma realidade alternativa. O rapaz também teve um problema no coração que o obrigou a usar uma placa peitoral eletrônica, mas que depois virou uma armadura completa. A bizarrice foi refeita após a saga “Massacre” e Tony Stark adulto voltou ao seu lugar.

10 – Tony Stark com super poderes

Para aqueles que não acompanham quadrinhos, Extremis é um nanovírus que Tony Stark injetou em si mesmo que lhe concedeu superpoderes. Além de um incrível fator de cura e superdesenvolvimento cerebral, o milionário também pode se conectar a qualquer equipamento eletrônico. Como se não bastasse, ele agora estava completamente integrando a armadura, esta agora podia ser guardada no interior de seu próprio corpo e emergir conforme sua vontade. No entanto, Stark perde esses poderes na saga Invasão Secreta, de 2009.

Sentiu falta de alguma? Deixe nos comentários

AdmiralJota

Sobre o autor

Um dos fundadores do Bacon Side, 25 anos. Apaixonado por tudo relacionado ao mundo nerd, odiando o dia em que um amigo me apresentou meus primeiros animes e mangás. Nas horas vagas salvo o mundo, matando zumbis e vampiros com meu sabre de luz amarelo.

Veja outros artigos de AdmiralJota